domingo, 19 de julho de 2015

Desemprego por todos os cantos da Região dos Lagos!

No primeiro semestre deste ano, todos os municípios da Região dos Lagos apresentaram saldo negativo, considerando-se o total de admissões e desligamentos de trabalhadores no mercado formal de trabalho. Enquanto no primeiro semestre do ano passado, o mercado perdeu 156 vagas, neste ano, no mesmo período, perdeu 1.873. 

Como não poderia deixar de ser, por serem cidades turísticas e/ou de veraneio, os setores da economia mais prejudicados foram o Comércio e Serviços. O Comércio foi responsável por 236 das 1.244 vagas perdidas em Rio das Ostras; por 568 das 987 perdidas em Cabo Frio; por 241 das 552 perdidas em Araruama; por 243 das 415 perdidas em Armação dos Búzios; por 73 das 93 perdidas em Arraial do Cabo; e por 25 em Iguaba Grande. Está feia a coisa! 

Em Búzios houve perdas em todos os setores econômicos, exceto na indústria de transformação e na construção civil. O primeiro gerou 3 novos empregos, enquanto o segundo, 19. Registre-se que são empregos de carteira assinada, coisa rara no setor. Agora pergunto: qual a razão da chiadeira do pessoal da construção civil de Búzios em relação à secretária de planejamento Alice Passeri?    

Interessante notar que, diferentemente  de Búzios e Arraial do Cabo, onde a construção civil criou novos postos de trabalho, em todos os outros municípios da região, houve fechamento: em Rio das Ostras a construção civil perdeu 475 empregos; em Cabo Frio, 142; em Araruama, 186; e em Iguaba Grande, 9. 

Os únicos setores que tiveram saldo positivo por município foram: Extração Mineral e Agropecuária, em Rio das Ostras, saldo 35 e 2, respectivamente; Serviços Industriais de Utilidade Pública, em Cabo Frio, saldo 29; Agropecuária, em Araruama, saldo 13; Construção Civil e Indústria de Transformação, em Búzios, saldos 19 e 3, respectivamente; Indústria de Transformação e Construção Civil, em Arraial do Cabo, saldo 5 e 72, respectivamente; e Serviços e Indústria de Transformação, em Iguaba Grande, saldo 18 e 1, respectivamente.  

Fonte: MTE

HÁ CINCO ANOS NO BLOG - 19 de julho de 2010
“Construções de Búzios 1”
Ver em: http://adf.ly/1LGWv5           
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário