sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Quem mentiu mais no debate do SBT?

O blog "Preto no Branco" acompanhou ao vivo o debate presidencial promovido pelo SBT nesta quinta-feira, 16 de outubro. Confira abaixo a lista das checagens feitas com base no segundo confronto televisivo travado entre a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, e o candidato do PSDB, Aécio Neves.
CRISTINA TARDÁGUILA


DILMA ROUSSEFF (PT):


1) Lei Seca:
EXAGERADO
A Lei Seca (de número 11.705/2008) foi sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2008.
O que Dilma fez foi alterar a legislação tornando-a mais rígida, ao sancionar a Lei 12.760/2012 em 21 de dezembro de 2012.  
 2) Casos Pasta Rosa e Sivam:
FALSO
A Polícia Federal investigou o caso da Pasta Rosa. A acusação era que US$ 2,4 milhões foram doados pelo Banco Econômico para a campanha de 25 candidatos nas eleições de 1990. Naquele tempo, empresas eram proibidas de financiar campanhas.
O presidente do banco, Ângelo Calmon de Sá foi indiciado pela Polícia Federal por crime contra a ordem tributária e o sistema financeiro, com base na Lei do Colarinho-Branco. Mas o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, pediu o arquivamento do inquérito em fevereiro de 1996.
O caso Sivam também chegou a ser investigado pelo Ministério Público Federal, mas ninguém foi punido.
 3) Construção de metrôs:
VERDADEIRO
Segundo o site do Programa de Aceleração do Crescimento, na parte de mobilidade urbana, há o investimento federal para a expansão e construção de 9 metrôs no Brasil. São eles o de: Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. 


AÉCIO NEVES (PSDB):
1) Morte de jovens:
VERDADEIRO MAS 
Relatório divulgado pela Unicef e citado pelo candidato informa que, em 2012 (último dado disponível na entidade), foram registradas 11 mil mortes por 100 mil habitantes na faixa etária entre 0 e 19 anos. Por dia, seriam 30,13 mortes.
Mas vale ressaltar que o estudo apontado também abrange crianças, não apenas jovens e adolescentes. 
 2) Irmão de Dilma:
VERDADEIRO 
De acordo com o Diário Oficial de Belo Horizonte, Igor Rousseff, irmão da candidata Dilma, foi realmente nomeado como assessor especial do Gabinete do Prefeito em 20 de setembro de 2003. A nomeação foi feita pelo prefeito Fernando Pimentel (PT).
 3) Inflação no país:
VERDADEIRO
Segundo a série histórica do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em janeiro de 2010, quando Dilma Rousseff assumiu a Presidência, a inflação era de 5,99%. A taxa de setembro, a última disponível, foi de 6,75%.
 4) Lei Seca:
VERDADEIRO
A proposta que endureceu a Lei Seca foi a de número 5607/2009, do deputado Hugo Leal, então no PSC, sancionada em 2012. 
 5) São Francisco:
FALSO
De acordo com o site do Ministério da Integração Nacional, a obra da transposição do rio São Francisco está com 66,1% das obras concluídas, com previsão de entrega em 2015. Ainda de acordo com o ministério, os dois canais de aproximação do eixo Norte e Leste já estão concluídos.
Segundo o site, catorze lotes estão em atividades hoje (Lote 1, em Cabrobó-PE; 2,3 e 8, em Salgueiro-PE; Lote 4, em Verdejante-PE; Lote 5, em Brejo Santo-CE; Lote 6, em Mauriti-CE; Lote 7, em São José de Piranhas-PB; Lotes 9 e 13, em Floresta-PE; Lotes 10 e 11, em Custódia-PE; 12, em Sertânia-PE; e 14, em São José de Piranhas-PB).

Outros trechos das obras no eixo Norte funcionam 24 horas por dias. São eles: de Brejo Santo a Jati-CE; de Mauriti-CE a São José das Piranhas-PB e na construção dos 15 quilômetros do túnel Cuncas I. No eixo Leste, as atividades no túnel Monteiro, localizado entre Sertânia-PE e Monteiro-PB, também estão funcionando em período integral.


Comentários no Google+:



Wagner Fernandes de Almeida

6 minutos atrás  -  Compartilhada publicamente
Que obra de metrô que existe em BH q não to sabendo? Não existe obra nenhuma aqui em andamento. Pelo menos em BH isso é falso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário